Esquel é uma pequena cidade localizada na Patagônia Argentina e recentemente estivemos lá para esquiar no Cerro La Hoya, uma das melhores estações de esqui do país. Depois dos dias nas montanhas de neve, conhecemos alguns dos melhores restaurantes da cidade e contamos neste post nossas experiências gastronômicas pela cidade.
Veja também: Guia completo de Esquel
Eloisa
Localizado no Hotel Las Bayas, onde nos hospedamos, o Restaurante e Café Eloisa é delicioso e variado. Aberto das 8h da manhã até a meia noite, a qualquer horário que você chegar, poderá desfrutar de um café da manhã, almoço ou jantar com pratos deliciosos preparados pela chef, como os camarões com batata (foto), a truta arco íris, a sopa de calabaza (abóbora) ou a lasanha de vegetais. Há opções para celíacos, diabéticos e vegetarianos sinalizadas no cardápio.
O vulcão de chocolate foi nossa sobremesa preferida!
Aos domingos, o restaurante serve um delicioso chá da tarde, regado a doces e tortas locais, chás, frutas, pães, geleias e doce de leite.
Endereço: Hotel Las Bayas ~ Av. Alvear 985
Telefone: 02945 455800
Website: www.lasbayashotel.com
El Bodegon
Um bar e restaurante completamente rock’n roll! Essa é a pedida perfeita para o sábado à noite na cidade. Animado, o El Bodegon traz música ao vivo para seu palco e vai até altas horas. O menu a la carte não é grandes coisas, mas o ambiente é sensacional e dizem que a pizza é ótima.
Preço médio: ARS250
Endereço: Calle Rivadavia 860, Esquel
Telefone: 02945 15428117
Don chiquino
Restaurante número 1 de Esquel no TripAdvisor. De culinária italiana, há diversas opções de pratos deliciosos, entre ravioles, lasagnas, sorrentinos e massas em geral. O molho tradicional, que leva o nome do restaurante, é uma combinação de molho bechamel, molho de tomate, frango, champignon e nozes (foto abaixo). Delicioso!
Vale chamar a atenção para o cardápio de sobremesas, com diversas opções deliciosas, muitas delas envolvendo sorvetes.
Outra curiosidade deste restaurante são seus famosos shows de mágica. Toda noite o público é agraciado com a presença de um mágico que deixa o público de queixo caído com seus truques. Dizemos isso por experiência própria. Impressionante!
Sabastian Fredes, o atual chef, é descendente de italianos, estudou em Buenos Aires e Barcelona até assumir a administração do restaurante de sua família em 2012. As receitas todas vieram da Itália com seus antepassados e ganharam uma repaginada nos últimos anos com sua experiência fora. Todas as massas são feitas lá mesmo, conferindo uma qualidade excepcional aos pratos.
Preço médio: ARS 130-200
Endereço: Av. Ameghino 1641, Esquel
Site: Facebook.com/donchiquinoesquel
Telefone: 02945 450035
Carhue Restaurante
Localizado dentro do Parque Nacional Los Alerces, o Carhue é um restaurante com vista linda para um dos lagos do parque.
Depois de uma trilha até os Alerces Milenarios, como contamos mais detalhadamente aqui, fomos tomar um chá da tarde lá e ficamos encantadas! Eles montaram uma mesa deliciosa para a gente com café, chocolate quente, água, torta de ricota com limão e framboesa, panqueca de doce de leite, creme brulé e tostadas (misto quente). Tudo delicioso! Há também almoço a 250 pesos por pessoa (bebida + principal + sobremesa)
Preço médio: ARS250
Endereço: Hosteria Quime Quipan, Parque Nacional Los Alerces 9200
Site: Facebook.com/Restaurante-Carhue
Légua 50
Um restaurantes simpático e muito agradável, o Légua 50 é um dos melhores da cidade.
A truta com risoto de quinua é deliciosa, além de ser um prato típico da região. Por outro lado, o bife de chouriço não foi exatamente o que se esperava, mas esse não foi um problema específico deste restaurante. Não foi muito fácil encontrar o ponto certo da carne em nenhum dos restaurantes que estivemos em Esquel. A maioria deles trazia uma carne bem passada para os nossos padrões de “ao ponto” e “mal passada”. Nossa dica é: evite bife de chouriço para não ter arrependimentos.
Preço médio: ARS300
Endereço: Calle Belgrano, 491 – Esquel
Tel: 02945 452875
Site: Facebook.com/legua50
Casa de Té Nain Maggie
Trevelin é uma pequena cidade colonizada por galeses no século XIX localizada bem próximo a Esquel. Há quatro gerações existe o tradicional Té Galés, ou chá galês, uma espécie de chá da tarde, regado a bolos e tortas. Uma curiosidade é que o Té Galés é único e próprio da colonização galesa na Patagônia, não encontrando seu paralelo no País de Gales de hoje.
Esteja preparado para comer muito! O saboroso chá da tarde tem uma grande variedade de tortas de creme, framboesa e maçã, além de pães, manteiga, queijos e doces caseiros, e a torta negra, receita exclusiva de Nain.
Nain significa avó em galês e, por isso, a casa de chá leva o nome de Nain Maggie, em homenagem a vovó Maggie que faleceu aos 103 depois de chegar a Trevelin em 1891.
Preço médio: ARS 300 para duas pessoas
Endereço: Calle Perito Moreno 179, Trevelin
Site: www.nainmaggie.com
Telefone: +54 2945 480232
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h às 20h
Krugger – Cerveja Artesanal
O bar Krugger é também fábrica de cerveja artesanal e funciona de domingo a domingo, sempre a partir das 19h. É um bom local para provar chopps regados a muita pizza e rock. O ambiente descontraído está ainda em seu primeiro ano de vida e é uma boa pedida para uma noite mais light na cidade.
Nós achamos a cerveja um pouco aguada, confesso que não gostamos muito.
Preço médio: Jarra 1,5L ARS130 | Pizza ARS155
Endereço: Calle Roca, 443 – Esquel
Site: Facebook.com/cervezaartesanalkrugger
Para conhecer outros restaurantes em Esquel, confira a lista completa no site.